Painel sobre dramaturgia e direção teatral com entrada franca na Casa de Teatro

Publicado em: 25/08/2014

Atriz Elisa Lucas recebe os convidados Camila Bauer, Inês Marocco e Júlio Conte para um debate sobre o processo de criação no ofício teatral. Atividade marca o lançamento do e-book com o texto dramatúrgico do espetáculo A Dama dos Evangelhos

credito_Vilmar Carvalho (2) (1280x689) (800x431)

 Na próxima sexta-feira (29/8), será realizado um painel sobre dramaturgia e direção teatral na Casa de Teatro (Rua Garibaldi, 853 – Porto Alegre). Na ocasião, a atriz Elisa Lucas (que deu vida à Maria Madalena na peça A Dama dos Evangelhos) receberá os convidados Camila Bauer, Inês Marocco e Júlio Conte para um debate que visa questionar as fronteiras entre a dramaturgia e a direção no ofício teatral, abordando os limites da intervenção do diretor no texto do dramaturgo sem que o primeiro assuma a função de autor da obra. Os artistas convidados trarão suas experiências para ilustrar situações de processos de criação.

A discussão faz parte da pesquisa de Elisa Lucas sobre o profano e o sagrado no processo de criação dramatúrgica do ator a partir da personagem Maria Madalena e integra o projeto contemplado no Edital FAC das Artes, da Secretaria da Cultura do RS, do espetáculo A Dama dos Evangelhos. O evento ainda marca o lançamento do e-book com o texto dramatúrgico do espetáculo A Dama dos Evangelhos em versão bilíngue (português e espanhol), relatos e imagens do processo de criação. O material será disponibilizado gratuitamente no hotsite do espetáculo, a partir do dia 29/8, com o objetivo de divulgar a  criação dramatúrgica do Rio Grande do Sul. Saiba mais em: http://www.elisalucas.com.br/brasil/textos/index.php?id=2094#a7

CAMILA BAUER

Atualmente é professora de teoria teatral e dramaturgia no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora colaboradora no Master Europeu em Artes do Espetáculo Vivo, na Universidad de Sevilla. Doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Université Libre de Bruxelles e em Ciências do Espetáculo pela Universidad de Sevilla, com estâncias realizadas nas universidades Paris I e Paris VIII. Defendeu a tese “Interculturalidade e Cenas Contemporâneas. Semiótica da Diversidade”. Cursou o Master Europeu em Artes do Espetáculo Vivo, obtendo o DEA (Diploma de Estudos Avançados), na área da Estética da Recepção Teatral. Graduada em direção cênica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua como diretora e crítica teatral, destacando-se pelos estudos de semiologia e recepção, com ênfase em espetáculos e diretores contemporâneos.

JÚLIO CONTE

Júlio Conte é psicanalista, diretor de teatro, ator e dramaturgo. Formou-se em Direção Teatral em 1984 e em Medicina em 1985, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua obra mais destacada é Bailei na curva, um sucesso do teatro gaúcho que retrata as décadas de 60, 70 e 80 através da visão de sete pessoas, da infância à idade adulta.

INÊS ALCARAZ MAROCCO

Diretora, professora pesquisadora de teatro, possui graduação – bacharelado – em Direção Teatral e Lic em Arte Dramática pela UFRGS (1975), mestrado em Diplôme d’Études Aprofondies – Université   (1985) e doutorado em Doctorat en Esthétique Sciences et Technologie des Arts- Université de Paris VIII (1997). Possui a formação na École Internationale de Théâtre, Mime et Mouvement Jacques Lecoq (1983/1985). Atualmente é professora Associada 4 do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e diretora do Grupo Cerco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte do Ator, Etnocenologia, Antropologia Teatral, Sistema de Treinamento a partir de elementos da cultura gaúcha.

ELISA LUCAS

Bacharel em Artes Cênicas (UFRGS) e Mestre em Ciências do Espetáculo (Universidade de Sevilha, Espanha), Elisa Lucas é atriz, dramaturga, contadora de estórias e produtora. A partir da pesquisa “O Processo de Criação Dramatúrgica do Ator” desenvolveu os textos Confesso que Capitu e Histórias de Uma Mala Só. Em 2011, recebeu a Ayuda a Procesos de Creación Dramatúrgica en Residencia Iberescena e desenvolveu o texto A Dama dos Evangelhos no Centro de Documentación de las Artes Escénicas de Andalúcia (Espanha). Esse texto foi selecionado entre mais de 200 obras, e convidado a integrar a primeira Antologia de Dramaturgia de Iberescena (2012), representando o Brasil.

Desde 2004 apresenta Confesso que Capitu, dirigido por Roberto Birindelli. O monólogo fez estreia internacional em 2010 em Sevilha, Espanha, com apoio do Ministério da Cultura. Em 2010 recebeu o Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz por Histórias de Uma Mala Só. Participou de curtas-metragens no Brasil e Espanha. Realizou cursos com Jean Jacques Lemetre, Philip Goulier, Thomas Leabhart, Antonio Amâncio, Maria Helena Lopes, Luis Carlos Vasconcellos, Ivaldo Bertazzo e outros mestres do Brasil, Espanha, Itália, França e EUA.

PAINEL DRAMATURGIA E DIREÇÃO TEATRAL

Quando: Sexta-feira (29/8), das 20 às 21h30

Onde: Casa de Teatro – Salão do Andar Superior (Rua Garibaldi, 853)

Entrada Franca*

Atividade voltada para  estudantes de teatro, classe teatral e público em geral.

A Dama dos EvangelhosCamila BauerCasa de Teatrodestaquedireção teatraldramaturgiaElisa LucasInês MaroccoJúlio Conte