Paipe Tecnologia desenvolve plataforma de inteligência artificial para Higra

Publicado em: 03/09/2020

Utilizando conceitos de internet das coisas, inteligência artificial e big data, plataforma permite monitorar as turbomáquinas em tempo real

Paipe Tecnologia desenvolve plataforma de inteligência artificial para Higra

Plataforma servirá para gerenciar o parque de turbogeradores e bombas instalados nos clientes da Higra

A Paipe, empresa de tecnologia de Campo Bom (RS), está desenvolvendo uma plataforma digital para a Higra–  indústria de São Leopoldo (RS), referência mundial em soluções de captação de água, irrigação, saneamento básico, usinas, mineração e indústrias, em diversas aplicações.

 

Utilizando conceitos da Telemetria e IoT (Internet das coisas), inteligência artificial e Big Data, a plataforma servirá para gerenciar o parque de turbogeradores e bombas instalados nos clientes da Higra. Permitirá o monitoramento das máquinas em tempo real, bem como entender o comportamento desses equipamentos e prever falhas, possibilitando ações preventivas.

 

O grande benefício, segundo Marcelo Dannus, CEO da Paipe, é permitir o acompanhamento dos turbogeradores e bombas. Desta forma, evitar paradas desnecessárias e prejuízos no abastecimento de água de uma cidade ou região. A Higra atende companhias de saneamento de água das cidades. O projeto garante tecnologia para smart cities, pensando em sustentabilidade a partir da geração de energia.

 

“A plataforma, além de receber os dados enviados e armazenar na nuvem, contará com um painel em que tanto o centro de comando operacional da Higra como o centro de comando do cliente possam conectar simultaneamente e acompanhar em tempo real qual o estadode um turbogerador. Além do monitoramento, é possível também enviar comandos para ligar ou desligar esses dispositivos”, detalha Dannus.

 

Internet das coisas: como funciona a plataforma

Os sensores existentes nos turbogeradores e bombas da Higra, enviam informações sobre o funcionamento destes equipamentos para a plataforma que, por sua vez, utilizando a internet, estabelece conexão com dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks) e computadores para que as equipes da Higra e dos clientes consigam operar e monitorar remotamentetodo o ambiente.

 

O ambiente de operação será construído para operar em Cloud Computing (computação em nuvem) e dentro do conceito de IoT (Internet das Coisas). O monitoramento é feito por meio de aplicativo para smartphones e interface para web.

 

A internet das coisas é um conceito que trata da conexão de aparelhos físicos à rede. Isso acontece dentro das residências (televisão, ar condicionado, geladeira e fabricantes conectados, por exemplo). Mas também nas indústrias, com máquinas gerando relatórios instantâneos de produção para o software de gestão na nuvem.

 

“Cada vez mais o mundo terá equipamentos conectados a internet. Uma cafeteira, um micro-ondas, uma geladeira, carros. Imagine milhões de equipamentos conectados pelo mundo jogando dados para a nuvem? Que dados são esses? Esses dados combinados geram informações pertinentes para os fabricantes. A partir dessas informações, será possível monitorar não só o funcionamento dos equipamentos mas também, entender o comportamento e os hábitos de consumo dos usuários”, explica Dannus.

 

Big data: dados coletados e armazenados na rede

Todos os dados recebidos pelos equipamentos da Higra serão armazenados na nuvem,em servidores compartilhados e interligados pela internet, de modo que possam ser acessados em qualquer lugar do mundo. Big Data é o termo utilizado para se referir à realidade tecnológica atual, em que uma quantidade imensa de dados é coletada e armazenada diariamente na rede.

 

Inteligência artificial para prever falhas

Por meio de algoritmos matemáticos de inteligência artificial, a plataforma desenvolvida pela Paipe permitirá entender o comportamento de cada turbomáquina dentro do seu ambiente, avaliando aspectos como clima, umidade, temperatura e etc. “A inteligência artificial vai entender todos esses cenários para garantir a manutenção e prever quando o equipamento pode ter uma falha. Isso vai gerar uma ação preventiva”, garante Dannus.

 

Higra

Referência mundial em Turbo Gerador Anfíbio, Bombas Anfíbias, Aeradores e Misturadores, a HIGRA reúne inovação e sustentabilidade a uma equipe de especialistas com mais de 40 anos de experiência neste campo. Localizada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a HIGRA atua em soluções de captação de água, irrigação, saneamento básico, usinas, mineração e indústrias, em diversas aplicações. Seguindo os padrões de qualidade exigidos pelo Sistema Integrado de Gestão da Sustentabilidade, seus equipamentos oferecem alta eficiência energética, facilidade de instalação, baixa manutenção e tecnologia de ponta em sistemas de bombeamento e tratamento de água, e geração de energia limpa. Para garantir isto, as situações de campo são simuladas por software de última geração e todos os produtos passam por uma rígida bateria de testes no Laboratório de Ensaios Hidroenergéticos, obtendo prova real de desempenho antes da instalação no cliente.

 

A Dona Flor Comunicação é responsável pela assessoria de imprensa da Paipe. Confira as notícias que já publicamos.

HigraInteligência ArtificialPaipetecnologia