Próximo concerto da Orquestra da ULBRA destaca seleção de choros

Publicado em: 27/05/2013

Espetáculo que ocorre no próximo domingo (9/6) terá obras de Rossini, Arensky e Brahms, além de uma seleção de choros de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth

Ensaio orquestra - Foto Luiz Munhoz (18)

Foto Luiz Munhoz

“A ideia de colocar “chorinhos” no repertório deste concerto é uma maneira de valorizar a música brasileira instrumental, sem distinguir se ela é erudita ou popular, apenas boa música para se ouvir, apreciar e divertir-se.” É assim que o maestro Tiago Flores define o programa do concerto marcado para o próximo domingo (9/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280) – que mistura compositores europeus com músicas tipicamente brasileiras de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth, com arranjos feitos por Pedro Figueiredo e Arthur Barbosa. 

O espetáculo começa com Sonata (Terza), de G. Rossini (1792 – 1868), inspirada no lendário poema épico A Divina Comédia , de seu conterrâneo Dante Aliguieri. O nome da obra vem da simetria matemática do poema, baseada no número três, escrito utilizando uma técnica ímpar, conhecida como terza rima, onde as estrofes de dez sílabas, com três linhas cada, rimam na forma terceto.

Na sequência, Variações sobre um Tema de Tchaikowsky, Op. 35, de A. Arensky (1861 – 1906), escrito em 1894, em homenagem ao seu amigo e mentor Tchaikowsky, que morrera um ano antes.

A Orquestra ainda executa Scherzo (Adaptação de William de Barros), de J. Brahms (1833 – 1897). Scherzo é parte de uma obra escrita originalmente para piano e violino, em quatro movimentos, composto em 1853, por Robert Schumann, Johannes Brahms e Albert Dietrich, em tributo a amizade dos três pelo violinista Joseph Joachim.

A homenagem a música brasileira é feita na segunda parte do concerto, que começa com o samba-canção Lamentos, fruto de uma parceria entre Pixinguinha (1987 – 1973)  e Vinícius de Moraes (1913 – 1980), este que fez a letra 30 anos após sua composição. A orquestra executará a obra com arranjo feito pelo flautista Pedro Figueiredo.

Em seguida, o “tango-brasileiro” (hoje denominado “choro”) de Ernesto Nazareth (1863 —1934), Escorregando. A obra foi publicada em 1923, e é uma das peças mais famosas do compositor. Recentemente, recebeu letra de Hermínio Bello de Carvalho. O concerto se encerra com Choreando, uma coletânea de choros (Brasileirinho, Tico-Tico no Fubá e Apanhei-te Cavaquinho) de Valdir Azevedo (1923 – 1980), Zequinha de Abreu (1880 —1935) e Ernesto Nazareth, arranjada por Arthur Barbosa.

O espetáculo é o terceiro da série Domingos Clássicos Juvenil. Como ingressos, serão aceitas doações de roupas, brinquedos ou alimentos.

 

TERCEIRO CONCERTO DA TEMPORADA 2013

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Quando: Domingo (9/6), às 19h

Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

* Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a Associação Comunitária Morro da Cruz, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.

PROGRAMA:

Rossini – Sonata (Terza)

A. Arensky – Variações sobre um Tema de Tchaikowsky – op. 35a

INTERVALO

J. Brahms – Scherzo

(Adaptação de William de Barros)

Pixinguinha & Vinícius de Morais – Lamentos (Arranjo: Pedro Figueiredo)

Ernesto Nazareth – Escorregando (arranjo: Arthur Barbosa)

Valdir Azevedo, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth – Choreando – Brasileirinho, Tico-Tico no Fubá e Apanhei-te Cavaquinho (arranjo: Arthur Barbosa)

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

ChoroDomingo Clássico JuvenilOrquestra de Câmara da ULBRATiago Flores