Rapper paulista esteve em Esteio (RS) para a gravação de “Resta 1”, que fala sobre a resistência negra contra a opressão, racismo e desigualdade social. Música faz parte do novo álbum do grupo, que celebra 10 anos de estrada e será lançado em junho
O grupo Rafuagi acaba de lançar o clipe da música “Resta 1”, que conta com a participação do rapper Emicida – considerado um dos maiores nomes do hip hop brasileiro – que assina junto a composição. Também integram a gravação o baixista Bruno Vargas (do trio instrumental Quarto Sensorial) e Pedro Dom (O.C.L.A.), no teclado e arranjos de sopros. Além deles, o vídeo tem a presença de Dona Odete, mãe de Rafa, um dos integrantes do Rafuagi. Ela é presidente do Unir Graças, grupo de Esteio (RS) que luta há mais de cinco anos no Estado em busca de igualdade racial.
A música faz parte do álbum Parte do Ciclo – que celebra 10 anos do Rafuagi e será lançado em junho em Porto Alegre. A gravação foi feita em fevereiro, no estúdio Diastúdios – cujo proprietário foi o primeiro produtor do grupo. Esteio é onde vivem todos os integrantes do Rafuagi e foi escolhida para esse clipe em função de toda a história e identificação deles com a cidade.
Com 12 composições inéditas, Parte do Ciclo ainda reúne artistas como Daniel Drexler, MV Bill, RAPadura Xique Chico, Zilla Sonoro, Narrador Kanhanga, Dj Madruga e Dj RM. Além do cuidado com o conteúdo das letras, que retratam temas de relevância social, associando questões sobre direitos humanos e cultura urbana, a sonoridade única e original é um dos destaques do trabalho.
Formado por Rafa, Ricky e DJ Croko, o Rafuagi é hoje uma referência em hip hop no Rio Grande do Sul – sendo um dos grupos independentes que está há mais tempo em atuação.
O primeiro disco dos rappers, Esse é o Meu Lugar, com 15 faixas e que teve participações especiais de Rappin Hood, Nitro Di, SNJ e Lica Tito, foi lançado em 2012 e conquistou o prêmio Rap Longa Vida do Rap Gaúcho, na categoria Melhor Disco, além de receber indicação para o Prêmio Açorianos. Em 2012, o grupo estreitou os contatos com o grupo colombiano YBNT. Juntos, gravaram a faixa Ponto de Vista, lançada na Colômbia no novo disco do YNBT. Já em 2013, Rafuagi aprofundou sua experiência em terras sul-americanas: durante uma semana, o grupo esteve em Montevideo, onde participou do Break Dance Montevideo, um dos maiores eventos de rap no país vizinho.
CLIPE RESTA 1 – FICHA TÉCNICA
Letra: Rafa, Ricky, Emicida
Produção: Rafa
Coprodução: Pedro Dom (O.C.L.A.)
Mixagem/masterização: Luiz Café
Participações especiais: Emicida, Bruno Vargas (Quarto Sensorial) – (Baixo), Pedro Dom (O.C.L.A.) – (Teclado e arranjo de sopros)
Direção Vídeo Clipe: Bruna Williana
Câmeras: Caio Dias, Geovane Neves
RAFUAGI
PRÊMIOS:
Chance Black Music – Melhor Torcida de Rap por A Letra do Rap 2005 (RS)
Hútuz – Melhor Demo Masculino por Todos Iguais 2006 (RJ)
Hútuz – Melhor Demo do Século XXI por Todos Iguais 2009 (RJ)
Rap Longa Vida – Melhor Disco do ano por Esse é Meu Lugar 2012 (RS)
Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2013 (RS)
HOMENAGENS
Prêmio Zumbi – Semana da Consciência Negra Esteio/RS 2011
Ativista Social – 1º Semana Hip Hop de Novo Hamburgo/RS 2012
INDICAÇÕES
Prêmio Açorianos de Música – Categoria Instrumentista Pop 2012 (RS)
LINKS:
http://soundcloud.com/rafuagi
http://www.twitter.com/rafuagibrasil
http://www.facebook.com/rafuagi.brasil