Realizado com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, projeto prevê cinco apresentações na periferia da Capital entre os dias 25 de setembro e 7 de outubro, com entrada franca
Concebido a partir de trocas com mulheres mães da periferia de Porto Alegre, o espetáculo Riso de Mãe é Coisa Séria estreia no dia 25 de setembro, com cinco apresentações descentralizadas na cidade, com entrada franca.
A montagem tem como fio condutor a palhaçaria feminina como ferramenta de ressignificação de realidades. Interpretada por Lolita Goldschmidt, a palhaça Hipotenusa se divide em muitas para dar conta das demandas que surgem com a maternidade, tocando em questões como a pobreza, o autocuidado, sono, rede de apoio, momentos de alegria, entre outras. Sem romantizar, o enredo apresenta a realidade conhecida por muitas mulheres que se sentem invisibilizadas e desvalorizadas quando se tornam mães.
A criação é da Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas e conta com a consultoria e direção de Ana Fuchs, Karla Concá e Melissa Dornelles, especialistas em palhaçaria feminina.
“Nosso intuito é dar visibilidade às importantes e delicadas questões que permeiam o universo das mães, em especial as da comunidade, bem como promover espaços de compartilhamento e troca”, comenta Lolita.
As apresentações serão realizadas na comunidade São José, com o projeto Mãos de Mães do CQM, que atende mães desempregadas; passando também pelo Coletivo Autônomo Morro da Cruz, com o projeto Morro de Amores, que atende mães adolescentes da comunidade, além do IF Restinga, que abrirá suas portas para as mães da comunidade local, Casa de Referência Mulheres Mirabal, que atende mulheres em situação de vulnerabilidade, e ainda o CEA, que proporciona atividades para mulheres catadoras do bairro Bom Jesus.
25 de setembro
Local: CEA – Centro de Educação Ambiental (Avenida Joaquim Porto Villanova, 143 – Bom Jesus)
Horário: 15h
Entrada Gratuita
25 de setembro
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Restinga (Rua Alberto Hoffmann, 285 – Restinga)
Horário: 19h30
Entrada Gratuita
27 de setembro
Local: Coletivo Autônomo Morro da Cruz (Rua Vidal de Negreiros 1652 – Morro da Cruz)
Horário: 18h
Entrada Gratuita
27 de setembro
Local: Projeto Mãos de Mães – CQM (na Comunidade São José)
Horário: 15h
Entrada Gratuita
7 de outubro
Local: Casa de Referência Mulheres Mirabal (Rua Souza Reis, 132 – São João)
Horário: 15h30
Entrada Gratuita
Ficha Técnica:
Atuação: Lolita Goldschmidt
Direção: Ana Fuchs, Karla Concá e Melissa Dornelles
Dramaturgia: Lolita Goldschmidt e Karla Concá
Cenário: Luciana Delacroix
Figurinos e acessórios: Margarida Rache
Trilha sonoa pesquisada: Damon Meyer
Iluminação: Leandro Gass
Assistência de iluminação: Kalisy Cabeda
Identidade visual: Betina Nilson
Captação de imagens: Bumbá produtora de conteúdo
Produção: Lolita Goldschmidt
Assessoria de Imprensa: Dona Flor
Lolita Goldschmidt
Lolita é uma das fundadoras e integrante da Las Brujas Cia de Teatro e artes integradas (desde 2011) e Membro do NIC – mulheres palhaças desde 2016. Integrante do Coletivo Fora da Casa desde 2023. É Doutoranda em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFRGS (2015). Graduada em Licenciatura em Teatro pela UFRGS (2008), Pós-graduanda do curso se especialização em Gestão Cultural SENAC EAD desde 2011, professora de yoga pelo Sattyananda Yoga Center (2007). Experiência como atriz, palhaça, professora e pesquisadora.
Las Brujas cia de teatro e artes integradas
A Las Brujas constitui-se como uma cia de teatro e artes integradas, dentre suas atividades estão: teatro, pesquisa em acessibilidade, expressão corporal, yoga, produção, artes visuais e muito mais. A coordenação se dá pelos artistas Denis Gosch e Lolita Goldschmidt e conta com a colaboração de muitos outros profissionais de diferentes áreas. Fundada em 2011 a Cia tem entre suas produções os espetáculos “A menina do cabelo vermelho”, “Filó de Bolso”, “Mani Manioca” e “O tempo que temos”. Dentre as ações desenvolvidas estão circulações, apresentações em escolas, pesquisa, montagem, temporadas e oficinas.
O projeto RISO DE MÃE É COISA SÉRIA é realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores | jornalista
raphaela@donaflorcomunicacao.