Selecionado pelo edital SEDAC e financiado pela Lei Paulo Gustavo, projeto prevê a realização de nove apresentações, além de rodas de conversa e vivências artísticas em regiões descentralizadas, entre os meses de março a junho, com entrada franca
A magia do riso e a força da palhaçaria feminina se encontram na nova circulação do espetáculo Riso de Mãe é Coisa Séria, que percorrerá nove cidades do Rio Grande do Sul, com apresentações gratuitas. O projeto, realizado pela Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas e Hipotenusa Artes da Cena, foi selecionado pelo edital Sedac/LPG 08/23 – Festivais, Mostras e Circulação e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG – Lei Complementar nº 195/22).
De março a junho, a palhaça Hipotenusa, interpretada por Lolita Goldschmidt, percorrerá as nove regiões funcionais do estado com a intenção de levar o riso e reflexões acerca da maternidade, promovendo trocas significativas com mães de diversas realidades e etnias.
Serão nove apresentações, nas cidades de Boa Vista do Sul (RF3), Morro Redondo (RF5), Marau (RF9), Maquiné (RF4), Tuparendi (RF7), Manoel Viana (RF6), Tupanciretã (RF8), Estrela (RF2) e Ivoti (RF1). Em cada cidade, também serão realizados círculos de escuta e troca e nove vivências artísticas em parceria com palhaças locais de cada região. Algumas sessões contarão com tradução em LIBRAS e outras com audiodescrição, garantindo acessibilidade ao público.
A iniciativa ainda prevê a criação de um vídeo registro sobre maternidade e riso, bem como a distribuição de materiais impressos abordando a valorização das mulheres mães.
Riso de Mãe é Coisa Séria nasceu a partir da pesquisa de doutorado realizada por Lolita junto ao PPGEDU/UFRGS intitulada Mãe, Mamãe, Manhê – um estudo sobre as pedagogias do riso com mulheres mães em situação de pobreza.
A autora debruçou-se em refletir como o riso opera no cotidiano de mulheres mães e investigou suas potencialidades. O sistema normativo acerca da maternidade, as pobrezas maternas que atravessam e oprimem mulheres mães, bem como os impactos gerados pela pobreza foram problematizados. A investigação buscou também identificar como o riso afeta a percepção de si, podendo ser um elemento de transformação pessoal e social ou um mecanismo de mais exclusão.
Reforça a importância da arte como ferramenta de transformação social, oferecendo um espaço para a reflexão sobre a maternidade e a valorização das mulheres mães. Além de proporcionar momentos de leveza e humor, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre igualdade de direitos e visibilidade para as mães, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
Sobre o espetáculo
Concebido a partir de trocas com mulheres mães da periferia de Porto Alegre, Riso de Mãe é Coisa Séria tem como fio condutor a palhaçaria feminina como ferramenta de ressignificação de realidades. A palhaça Hipotenusa se desdobra em muitas para tentar dar conta das múltiplas demandas da maternidade. O enredo toca em questões como pobreza, autocuidado, sono, rede de apoio e momentos de alegria, sem romantizar as dificuldades enfrentadas por mães, especialmente as que vivem em situações de vulnerabilidade social.
A criação é da Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas e conta com a consultoria e direção de Ana Fuchs, Karla Concá e Melissa Dornelles, especialistas em palhaçaria feminina.
Agenda da Circulação
19h
Centro de Eventos
Rua Bela Vista, 372 Centro
Entrada franca
19h
Centro Cultural de Eventos Valdino Krause
Avenida Jacarandá 153
Entrada franca
16h
Espaço Urutau – mãe da lua
Avenida do Comércio, 1207 / Barra do Ouro
Entrada franca
19h
Casa de Cultura
Entrada franca
19h
Câmara de Vereadores
Rua João Lunardi, 702 Centro
Entrada franca
19h
Centro de Cultura
Praça central de Manoel Viana/SN
Entrada franca
19h
Casa de Cultura
Rua Osvaldo Cruz – Centro
Entrada franca
19h
APAE
Rua Cônego Pedro Hillesheim, 61 Cristo Rei
Entrada franca
9h
PLUG Ivoti
Entrada franca
Ficha Técnica
Atuação: Lolita Goldschmidt
Direção e orientação para o cômico: Ana Fuchs, Karla Concá e Melissa Dornelles
Assistência de direção: Kalisy Cabeda
Dramaturgia: Lolita Goldschmidt, Karla Concá e Ana Fuchs
Cenário: Luciana Delacroix
Figurinos e acessórios: Margarida Rache
Trilha sonora: Carina Levitan
Iluminação: Leandro Gass
Assistência de iluminação: Kalisy Cabeda
Identidade visual: Betina Nilson
Captação de imagens: Juliano Ambrosini e Yopo Filmes
Produção: Hipotenusaaa Artes da Cena
Produção de logística: Jack Garcia
Assessoria de produção: Assuntina Produções Culturais
Assessoria de imprensa: Dona Flor Comunicação
Lolita Goldschmidt
Lolita é uma das fundadoras e integrante da Las Brujas Cia de Teatro e artes integradas desde 2011. Membro do NIC – mulheres palhaças desde 2016. Integrante do Coletivo Fora da Casa desde 2023. É Doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS (2024). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFRGS (2015). Graduada em Licenciatura em Teatro pela UFRGS (2008), Especialista em Gestão Cultural SENAC EAD (2012). Experiência como atriz, palhaça, professora e pesquisadora.
Las Brujas cia de teatro e artes integradas
A Las Brujas, agora denominada como Hipotenusaaa Artes da Cena, constitui-se como uma cia de teatro e artes integradas, dentre suas atividades estão: teatro, pesquisa em acessibilidade, expressão corporal, palhaçaria, produção, artes visuais e muito mais. A coordenação se dá pela artista Lolita Goldschmidt e conta com a colaboração de muitos outros profissionais de diferentes áreas. Fundada em 2011 a Cia tem entre suas produções os espetáculos “A menina do cabelo vermelho”, “Filó de Bolso”, “Mani Manioca” e “O tempo que temos”. Dentre as ações desenvolvidas estão circulações, apresentações em escolas, pesquisa, montagem, temporadas e oficinas.
O projeto Riso de Mãe é Coisa Séria foi selecionado pelo edital Sedac/LPG 08/23 – Festivais, Mostras e Circulação. Financiado pela Lei Complementar nº 195/22 Lei Paulo Gustavo (LPG)