Show será no dia 25/5, às 20h, no Theatro Treze de Maio, e integra o projeto “Velhos sambas e choros novos”, contemplado pelo Edital de Concurso Pró-Cultura RS FAC da Música, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel RS)
No dia 25 de maio, o Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n – Bom Fim, Santa Maria) será palco para um show com Voo Livre, de Porto Alegre, e Conjunto Linhares, de Novo Hamburgo. Os dois grupos fazem parte de uma nova geração de músicos que têm em comum a produção autoral e que se destacam no novo cenário da produção musical gaúcha, dentro dos gêneros de choro e samba. A noite de espetáculos musicais terá a participação especial do Duo Balancim, de Santa Maria. A programação inicia às 20h e tem entrada franca.
A atividade faz parte do projeto “Velhos sambas, choros novos”, contemplado pelo Edital de Concurso Pró-Cultura RS FAC da Música, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel RS), gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, e apoio do Instituto Estadual de Música (IEM) e Coletivo Baio. Em Santa Maria, conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e Theatro Treze de Maio.
Além das apresentações, o projeto prevê a realização de uma oficina e uma palestra, ambas gratuitas. A Oficina de Música Instrumental Brasileira ocorre no dia 25/5, às 18h30min, no Theatro Treze de Maio, ministrada por músicos do Voo Livre. A atividade tem entrada franca e é aberta a estudantes de instrumentos musicais e ouvintes interessados. Será feita uma análise e prática de composições e arranjos de choros, a partir das composições autorais do grupo. Já a palestra “O Romance no Samba”, na Escola Municipal Ensino Fundamental Duque de Caxias, destinada a alunos da EJA, propõe uma análise de como são retratadas as relações e os sentimentos amorosos na história do samba.
Pró-cultura RS FAC da Música
O Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC da Música” é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Sedactel, por intermédio da Diretoria de Economia da Cultura, em parceria com o Instituto Estadual da Música – IEM e o Colegiado Setorial da Música. O edital promove a seleção de projetos culturais que desenvolvam ações na área da música no Estado do Rio Grande do Sul – RS, de pessoas jurídicas de direito privado, com financiamento do Pró-cultura RS Fundo de Apoio à Cultura – FAC.
SERVIÇO
O QUE: Show do Conjunto Linhares e Voo Livre
QUANDO: Sexta-feira (25/5), às 20h
ONDE: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n – Bom Fim, Santa Maria)
Participação especial: Show do Duo Balancim (Santa Maria)
Apoio: Prefeitura Municipal de Santa Maria e Theatro Treze de Maio
Oficina de música Instrumental Brasileira
QUANDO: Sexta-feira (25/5), às 18h30min
ONDE: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n – Bom Fim, Santa Maria)
PÚBLICO: preferência aos interessados a partir de 14 anos, que já tenham conhecimento de notações musicais e que levem instrumentos como violão, cavaquinho, bandolim, contrabaixo, percussão, sopros e cordas arqueadas como violino e violoncelo. A oficina também está aberta a ouvintes.
NÚMERO DE VAGAS: 30 instrumentistas e/ou 20 ouvintes
CARGA HORÁRIA:1h/aula
MINISTRANTES: Vinicius Ferrão e Diogo Jackle
Inscrições pelo e-mail imagoproducao@
Palestra/Debate/Reflexão “O Romance no Samba”
QUANDO: Quinta-feira (24/5), 19h30min
ONDE: Rua Francisco Lameira, nº555, Bairro Duque de Caxias
PÚBLICO: voltado aos estudantes da EJA da instituição
CARGA HORÁRIA: 2h/aula
CONJUNTO LINHARES
Seu Linhares foi um antigo sambista que andou pelas cidades banhadas pelo Rio dos Sinos espalhando versos profundos e belas melodias. Homenageando esta figura mítica (ou histórica), da cidade de Novo Hamburgo, o Conjunto Linhares apresenta os seus sambas autorais, com a sonoridade marcante dos velhos e velhas mestras do samba e do cancioneiro brasileiro e com inspiração poética do amor, da natureza e da sociedade atual.
Passeando dentro dos gêneros e subgêneros do samba, samba-canção, choro-canção, marchas e valsas, agregando-lhe novas roupagens, com suas próprias melodias, seus próprios temperos, o Conjunto Linhares surge da reunião de novos compositores que despontam como militantes de um resgate cultural do samba de raiz no Rio Grande do Sul. Suas letras, com autoria de Rafa e Gabriel Scola são contundentes e falam de temáticas da atualidade.
O show autoral promete um momento de livre inspiração na velha tradição do samba, marcada pela batida do surdo, pelas singelas harmonias, doces melodias e sinceras palavras de canções brotadas dos sentimentos mais profundos.
O Conjunto é formado por Fernando Arrienti (surdo e percussão), Leonardo Bach (pandeiro e percussão), Vinicius Ferrão (violão 7 cordas), Eliseu da Silva Rodrigues (clarinete e clarone) e Rafa (cavaquinho na voz).
VOO LIVRE
Formado por Vinicius Ferrão (bandolim), Diogo Jackle (violão), Fabio Azevedo “Cabelinho” (cavaquinho), Iuri Barbosa (contrabaixo acústico) e Guilherme “Fejão” Sanches (percussão), o grupo “Voo Livre” apresenta composições feitas por Vinicius e Diogo, amigos há mais de 20 anos. Da mesma forma, o grupo pretende mostrar as parcerias musicais de seus integrantes e com outros músicos locais. Todos eles arranjadores, compositores e educadores musicais em Porto Alegre/RS, responsáveis pela preservação e manutenção do choro e da música instrumental brasileira na cidade e que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais destaque e espaço em sua programação artística e cultural.
As composições são em sua maior parte voltadas a linguagem do choro, passando por ritmos tradicionalmente vinculados ao gênero, como a polca, o maxixe, o samba e a valsa, assim como outros ritmos nem tão íntimos, mas também não tão distantes como o baião, o tango, a milonga arrabalera e o chamamé. Assim, dão continuidade a música genuína
brasileira produzida no sul do país há mais de um século.
DUO BALANCIM
Como a maioria das parcerias musicais, o “Duo Balancim” surgiu de uma maneira muito informal. Bastaram algumas notas e poucos acordes para que se notasse um grande entrosamento entre Fernando Graciola (violão) e Luis Silva (clarinete).
Além de composições autorais, o duo interpreta arranjos instrumentais próprios para o repertório da música instrumental brasileira e latinoa-mericana. Dentre suas apresentações, destacam-se as realizadas no projeto “Treze – o Palco da Cultura” (Theatro Treze de Maio – Santa Maria) e na II Semana de Música de Bento Gonçalves (Teatro Casa das Artes).