Sobre contar histórias: o que o assessor de imprensa precisa saber

Publicado em: 07/12/2020

Ter uma história boa não é o suficiente. O assessor de imprensa precisa saber contar. E mais: precisa saber quem vai querer ouvir.

 

O trabalho de criar narrativas exige experiência, cuidado e atenção. De que forma contar? O que valorizar primeiro? Qual o impacto da história na imagem do autor? A quem interessa saber?

 

A assessoria de imprensa ajuda a responder a todas essas perguntas e outras que irão surgir no caminho. O assessor auxilia no processo de criação da narrativa de organizações, marcas, projetos e iniciativas, identificando histórias que se tornarão possíveis pautas, orientando sobre qual a melhor forma de apresentá-las, para quem, quando e como.

 

O assessor de imprensa é um jornalista que precisa ter profundo conhecimento sobre as mídias, seu funcionamento, linha editorial, características e peculiaridades de cada veículo, rotinas do dia a dia, além de ter boa relação com repórteres, editores produtores e pauteiros.

 

O assessor de imprensa precisa saber contar histórias

Precisa saber contar histórias e qual o melhor espaço e momento para fazê-lo. Ter contatos para a informação circular. Estar atento e acompanhar a repercussão da notícia. Ser ágil para identificar a melhor fonte e orientá-la sobre como se posicionar perante a mídia. Precisa saber do poder da imprensa junto a opinião pública e o impacto – positivo ou não – que ela pode ter nos negócios, afetando a imagem e a reputação de marcas.

 

Precisa conhecer e respeitar os princípios éticos do Jornalismo. Ter uma postura baseada na verdade, transparência, diálogo e disponibilidade. Saber o melhor momento e a melhor forma de abordar um jornalista. Identificar o que tem potencial para se tornar notícia. E ficar tranquilo, pois quando a pauta é boa ela rende. E se não for boa, não adianta ser o melhor amigo do repórter – não emplaca. Precisa saber se posicionar e orientar o cliente. Precisa saber tudo sobre o negócio do cliente – e sobretudo ter a confiança dele.

 

E aí? A quem você vai confiar a sua história?

A Dona Flor Comunicação trabalha com assessoria de imprensa desde 2011. Nesses anos todos, já contamos centenas de histórias inspiradoras que ganharam as páginas de jornais, entrevistas e reportagens em rádios, tevês e portais. Criamos pontes entre clientes e jornalistas e, por meio deles, com toda a sociedade.

 

Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho, o que pensamos e sobre Raphaela Donaduce Flores, a jornalista que dá nome à empresa.

 

Assessoria de imprensacontar históriascriar narrativasDona FlorDona Flor Comunicação