Maestro Tiago Flores, da Orquestra de Câmara da Ulbra. Foto: Nathan CarvalhoA Orquestra da Ulbra apresenta mais um concerto da série Domingo Clássico no dia 2 de julho, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. O destaque do programa é a interpretação da Suíte Orquestral nº 1, de Johan Sebastian Bach (1685-1750), além da famosa Ária na corda de sol, da Suíte Orquestral nº 3, do mesmo compositor.
Ao longo de sua carreira, Bach compôs quatro suítes orquestrais BWV 1066-1069, criadas para diferentes formações instrumentais, que contam com uma abertura francesa em seu início. A mais célebre é a terceira, que contém a popular Ária na corda de sol. No âmbito da música, a palavra francesa “suíte” remonta os salões palacianos do período Barroco, em particular, para o ambiente musical da corte de Luís XIV. Em sua tradução, significa “sequência”, e designa, precisamente, uma sequência de peças instrumentais relativamente curtas e reunidas num todo coerente.
O concerto também terá a apresentação de “Mini Concerto Grosso” – escrita pelo premiado compositor e violinista nascido em Manaus, Claudio Santoro (1919 – 1989), tido como um dos mais inquietos e polivalentes músicos brasileiros.
Para completar o programa, a orquestra executa “Concerto para Orquestra de Cordas, op. 17”, uma das mais importantes peças de Joly Braga Santos (1924 —1988), compositor e maestro português. Esta obra foi executada pela primeira vez no Brasil em 2015, pela Orquestra de Câmara da Ulbra, e causou grande entusiasmo ao público por ser uma música forte e de extrema beleza.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
Data: Domingo (2/7) | Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca *Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.
PROGRAMA
Cláudio Santoro (1919-1989): Mini Concerto Grosso
Joly Braga Santos (1951): Concerto para Orquestra de Cordas – Op.17
Johan Sebastian Bach (1685-1750): Ária da Suite Orquestral nº 3
Johan Sebastian Bach (1685-1750): Suite Orquestral nº 1 – BWV 1066
REGÊNCIA: TIAGO FLORES